O presente texto é a transcrição parcial de um seminário ministrado por Jean-Claude Carrière no Ateliers des Arts em março de 1983, publicado na revista Contracampo*. Percebemos aqui o início de reflexões sobre o fazer cinematográfico que serão aprofundadas mais tarde em A Linguagem secreta do cinema (publicado no Brasil em 1995). O tema principal das reflexões de Carrière é o métier que ele domina como poucos: como contar uma boa história.

Reflexões de um roteirista
Jean-Claude Carrière

O que é um roteiro?
Um texto em mutação
Um texto livre
Um texto que não é uma narrativa
Um texto ligado ao tempo
Um texto próximo à imagem
Existe história e história

O ritmo e o tempo
Uma outra escritura
A importância do tempo
As noites e os dias
Encontrar o ritmo
São necessários tempos mortos?

O conteúdo da imagem
Uma linguagem de olhar e gesto
O cassetete de Hitchcock
O bom lugar do clichê

Traduzido por Ignácio Dotto Neto, roteirista, mestre em Teoria Literária pela UNICAMP, autor de Entreatos – o teatro em Curitiba entre 1981 e 1995, e Contracenas – o teatro em Curitiba contado por seus artistas.

* Contracampo - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Vol 10/11, Niterói: 2004, pp. 99-110.