❌

Normal view

Time for a Change? Here's how I knew...

💾

When the pain of inaction exceeds the pain of change, choosing change will become the obvious choice. Planning and dreaming are important, but ultimately, action is what brings about real change.

Maceió, Braskem e o poço sem fundo - com Alice Maciel e Mariama Correia

O Pauta de hoje fala sobre o poço sem fundo do crime ambiental no Brasil. Desta vez, as vítimas são milhares de moradores de Maceió, uma cidade que afunda diante dos nossos olhos, resultado das atividades de mineração da gigante Braskem, ao longo de 40 anos.

Em 2018 o solo da cidade começou a tremer causando rachaduras e fissuras em casas e estabelecimentos comerciais e afundando o chão onde uma das minas da Braskem começou a se deteriorar.

Em 2019, um laudo do Serviço Geológico Brasileiro foi conclusivo: foram as atividades de mineração as causadoras dos tremores. De lá pra cá, milhares de moradores tiveram que deixar suas casas, os bairros onde cresceram e criaram suas memórias e começaram uma ingrata jornada em busca de reparação.

Agora, em 2023, o caso, que é o maior desastre ambiental em curso numa zona urbana no país, finalmente ganhou repercussão nacional, a partir de novos tremores e o afundamento cada vez mais acelerado do solo da cidade, indicando o possível iminente colapso de pelo menos uma das 35 minas de extração da Braskem.

Para traçar um panorama da situação até agora o Pauta recebe novamente a repórteres Alice Maciel e Mariama Correia, em uma conversa que também reflete sobre as recorrências desse tipo de crime que, no Brasil, parece sempre compensar.

===
O episódio 102 encerra também a temporada 2023 do Pauta Pública, que retorna com episódios inéditos em janeiro de 202. Até lá, episódios especiais com um compilado de momentos marcantes serão publicados no feed toda sexta-feira de manhã.
===

Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.Disponível em Amazon Music, Apple Podcasts, Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify ou no seu tocador favorito.

====PARCERIA RÁDIO GUARDA CHUVA A dica de hoje é escutar a série investigativa “O Pastor” do podcast Rádio Escafandro, produzida por Thomas Chiaverini.

Ao todo "O Pastor" terá sete episódios narrativos, com frequência semanal, dos quais 5 já estão no ar, falando sobre a atuação potencialmente criminosa de um pastor na cidade de Itacoatiara (AM).
A reportagem exclusiva conta como o pastor evangélico Arison Farias de Aguiar, responsável pelo projeto Resgatando Cativos, tem exposto dependentes químicos para enriquecer. A instituição que ele coordena tem o suposto objetivo de resgatar e recuperar usuários de drogas, mas não oferece tratamento especializado. Apesar disso, tanto os resgates quanto o cotidiano nas casas de alojamento são transmitidos ao vivo pelo Facebook, no estilo de reality show.
Além da exposição de pessoas fragilizadas, as lives revelam abusos, como supostos tratamentos em que o pastor pendura drogas no pescoço de dependentes químicos.Ao longo da série, o podcast trará relatos de usuários que dizem ter sido submetidos a trabalho análogo ao escravo, ter sofrido ameaças, e que tiveram a vida fora do projeto manipulada pelo pastor, com o provável objetivo de aumentar a visualização dos vídeos e a arrecadação de dinheiro.

==== Quem faz o Pauta:
● Apresentação: Andrea Dip e Clarissa Levy||
● Produção: Ricardo Terto ||
● Pauta e Entrevista: Andrea Dip e Clarissa Levy ||
● Roteiro, Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto ||
● Identidade visual: Cíntia Funchal ||
● Artes: Tayná Gonçalves ||
● Coordenação de Redes Sociais: Ravi Spreizner ||
● Chamadas e teasers: Breno Andreata ||
● Trilha original composta por Pedro Vituri contato: podcasts@apublica.org

Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!

💾

O Pastor (íntegra dos seis episódios)

A série O Pastor foi publicada semanalmente, entre os dias 1 de novembro de 2023 e 13 de dezembro de 2023.

Neste post, agrupamos todos os episódios para quem desejar ouvir em sequência.

Também é possível escutar os episódios separadamente nos principais aplicativos de áudio, no YouTube ou no nosso site.

Boa escuta!

💾

From Paris To The Prairies

This week, Lauren Elkin takes an artistic stroll in the footsteps of Gertrude Stein; and Maria Margaronis goes in search of Willa Cather deep in the Midwest.


'Gertrude Stein et Pablo Picasso: L'invention du langage', at the Musée du Luxembourg, Paris, until 28 January 2024

'Chasing Bright Medusas: A life of Willa Cather', by Benjamin Taylor


Produced by Charlotte Pardy


Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

💾

The Art of the Essay

As we wrap up our History of Ideas series David discusses what makes a great essay and whether the best contemporary writing is as good as what went before. The answer is yes, as shown by Jiayang Fan’s brilliant 2020 essay ‘How My Mother and I Became Chinese Propaganda’. David explores why this is such a remarkable example of what can be done with the form and why the art of the essay is alive and well.


Read Jiayang Fan’s essay here


Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

Learn more about your ad choices. Visit podcastchoices.com/adchoices

💾

Mistakes We Made Running Our Business (10 years of lessons)

💾

Starting a business has been life-changing for our family but it hasn't been without challenges. In this video my wife, Laura, joins me for an honest discussion of the personal and financial struggles we've faced running 30X40 Design Workshop over the past 10 years.
Although Laura doesn’t work for 30X40, the decision to start this business 10 years ago had profound personal and financial implications for both of us. I couldn’t have done this without her support and buy-in.
This is a candid, wide-ranging discussion of three phases of business growth and the countless lessons learned along the way. #architect #business #interiordesigner

Access all the bonus resources here:
https://thirtybyforty.com/blog/ten-years-of-making

▬▬▬▬▬ Timestamps ▬▬▬▬▬
00:00 Intro
00:54 Getting Ready to Get Ready
02:10 A Painful Moment
03:25 Minimum Viable Income
04:25 Side Hustle to Solopreneur
05:08 Fear Setting
06:03 No Paycheck Anymore
07:40 Undervaluing my Services
08:06 Experiments (Things I Tried)
09:44 Lumpy Income + Cash buffer
10:31 Social Isolation
11:40 Challenges of Working from Home
14:00 Imposter Syndrome + My Cat
15:05 Phase Two - Entrepreneurship
17:40 Scarcity mindset
18:45 More Work = More Liability
20:05 Choosing Better Clients
21:20 Saying, “No” (and when to do it)
22:33 CEO vs. Worker Bee
23:40 Is this all there is? Again?
25:42 Owning Successes + Failures
27:07 Financial Risk + Reward

https://thirtybyforty.com/blog/ten-years-of-making

#106 – O Pastor: O grande recibo

Sétimo e último episódio da série investigativa “O Pastor”. Em episódios narrativos com frequência semanal, a série mergulha na a atuação potencialmente criminosa de um pastor na cidade de Itacoatiara (AM).

A reportagem exclusiva conta como o pastor evangélico Arison Farias de Aguiar, responsável pelo projeto Resgatando Cativos, tem exposto dependentes químicos para enriquecer. A instituição que ele coordena tem o suposto objetivo de resgatar e recuperar usuários de drogas, mas não oferece tratamento especializado. Apesar disso, tanto os resgates quanto o cotidiano nas casas de alojamento são transmitidos ao vivo pelo Facebook, no estilo de reality show.

A página do pastor na plataforma tem 820 mil inscritos e os vídeos costumam ultrapassar as 100 mil visualizações. O projeto é mantido pela monetização da página e por espectadores que doam dinheiro. Além da exposição de pessoas fragilizadas, as lives revelam abusos, como supostos tratamentos em que o pastor pendura drogas no pescoço de dependentes químicos.

Para além dos vídeos, há vários indícios de crimes e irregularidades. Ao longo da série, o podcast trará relatos de usuários que dizem ter sido submetidos a trabalho análogo ao escravo, ter sofrido ameaças, e que tiveram a vida fora do projeto manipulada pelo pastor, com o provável objetivo de aumentar a visualização dos vídeos e a arrecadação de dinheiro.

Além disso, o podcast também revela indícios de ligação com o tráfico local, e de manipulação de órgãos de assistência social e até da polícia.

Ficha técnica do episódio

Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

Trilha sonora tema: Paulo Gama.

Mixagem de som: Vitor Coroa.

Apoio de produção: Ana Carolina Maciel.

Edição: Matheus Marcolino.

Direção, roteiro e sonorização: Tomás Chiaverini.

Transporte e segurança em Itacoatiara: Ednaldo da Silva.

💾

Entenda porque o Pará despreza a banda Djavú, o 'Watergate do tecnobrega'

A banda Djavú, surgida na Bahia, figura como um exemplo controverso na música brasileira, especialmente no Pará. Conhecida por suas alegações de plágio e apropriação cultural, a banda, após um hiato de 15 anos, retorna ao cenário musical, trazendo à tona memórias de um passado turbulento que marcou profundamente a relação com o tecnomelody paraense, um gênero que é mais do que música -é um símbolo de identidade cultural da região. Leia mais (12/12/2023 - 12h25)

6 | Sede na floresta mais úmida do mundo

"Dói viver sem água em pleno Pará", resume Maria Eva Martins, agricultora em um Projeto de Desenvolvimento Sustentável localizado no sudeste do estado. Nos entornos dos municípios de Marabá e Canaã dos Carajás, famílias rurais sofrem com a ausência de nascentes, o pouco volume de águas nos rios durante o verão e as consequências da mineração e do garimpo. No último episódio da série, investigamos conflitos ocasionados pela escassez de água.

Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!

💾

Episode 68: Toward a More Interconnected Web

In this episode, WordPress Executive Director, Josepha Haden Chomphosy articulates the vision for a collaborative ecosystem where knowledge sharing and contributions to open source tools lead to a more interconnected and empowered web.

💾

Prettos celebram 10 anos de carreira com o lançamento do DVD 'Prettos no Pagode'

A dupla Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, celebra dez anos de carreira com o lançamento do projeto audiovisual "Prettos no Pagode". O DVD, gravado ao vivo em maio de 2023, traz no repertório uma compilação de sambas de importantes autores da cultura popular, resgatando e reafirmando o valor artístico e cultural dessas manifestações. Leia mais (12/09/2023 - 15h28)

O que são Containers, Docker e Kubernetes

💾

Neste vídeo explicamos, de maneira bastante simples, o que são containers e como esse conceito se relaciona com as tecnologias Docker, Kubernetes, etc.
Também fazemos um resumo das vantagens e aplicações dessas tecnologias.

★ ★ Para saber mais:

Afinal como funciona a virtualização?: https://youtu.be/FLhv_JcnYlU
O que são Classes de IP: https://youtu.be/kQEGir9_7ec
Para que servem as VLANs: https://youtu.be/bfAlsLZgOG8
O que é VLAN Trunk: https://youtu.be/9C9TEmf1TkQ
Como funciona um switch Ethernet: https://youtu.be/j-IxVKsudDw

★ ★ Se você tem sugestão de assunto para apresentarmos, nos diga nos comentários abaixo, que talvez a gente consiga criar um vídeo sobre ele.

Nosso blog: http://tecnologiaerede.blogspot.com.br
Twitter: https://twitter.com/simplificandoti
Contato: simplificandoti@gmail.com

Episódio #11 COLETIVO PERIFANÁLISE

💾

PQF é uma série documental que experimenta a forma-filme de uma sessão de análise convidando analistas para falarem de si e de seu trabalho.

No episódio #11 sete psicanalistas do Coletivo Perifanálise trazem seus testemunhos, a vida na periferia e a experiência de um projeto de atendimentos psicanalíticos na e para a periferia. Com cada um dos perifanalistas vamos compondo um universo e ao mesmo tempo descobrindo as particularidades de Paula Eloisa Jameli, Emília da Silva Ramos, Rosimeire Bussola, Reine Rodrigues, Thainá F. Aroca, Veronica Rosa da Silva e Jefferson Santos Pinto.

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES E MATERIAIS acesse: PSISQUEFALAM.COM

00:00:00 Início
00:00:43 Paula Eloisa Jameli
00:24:37 Emília da Silva Ramos
00:50:18 Rosimeire Bussola
01:13:57 Reine Rodrigues
01:40:27 Thainá F. Aroca
02:07:11 Veronica Rosa da Silva
02:30:57 Jefferson Santos Pinto

--

Título: Psicanalistas que falam: Coletivo Perifanálise
Duração: 178’
Ano de Produção: 2023
País: Brasil
Idioma: português
Gênero: documentário
Classificação Etária: livre

Direção e Produção executiva: Heidi Tabacof
Assistência de direção: Jonas Tabacof Waks
Produção: Heidi Tabacof e Quelany Vicente
Fotografia: Cauê Steinberg
Câmeras e som direto: Fernanda Cristiane e Cauê Steinberg
Edição: Fernanda Cristiane
Design gráfico: Julio Dui_mono
Comunicação Digital: Quelany Vicente e Jonas Tabacof Waks
Realização: Tupi produções

O que está em jogo na COP28 - com Giovana Girardi e Anna Beatriz Anjos

A COP28, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), encerra sua primeira semana em meio a polêmicas e controvérsias. A começar pela escolha da sede, Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, país que é um dos 10 maiores em produção de petróleo do mundo.

A diminuição do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, é uma das condições fundamentais para que o mundo consiga atingir as metas de combate às mudanças climáticas. Acontece que conferência vem, conferência vai, e a impressão que se tem é de que as ações necessárias para mitigar os efeitos do aquecimento global estão estagnadas em meio a interesses conflitantes, enquanto assistimos o planeta aquecer cada vez mais. Um estudo da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelou que 2023 será o ano mais quente registrado na história.

No meio disso tudo, a participação do Brasil na COP28 começou conturbada a partir da notícia de que o país passaria a integrar a Opep+, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados, o que foi visto como uma postura contraditória do país que tenta se colocar na liderança global do debate sobre clima. Para entender o que está em jogo nesta conferência que é tão fundamental para os rumos do nosso futuro global, o Pauta Pública conversa com as jornalistas da casa Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental, e com a repórter Anna Beatriz Anjos, diretamente de Dubai.


Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.Disponível em Amazon Music, Apple Podcasts, Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify ou no seu tocador favorito.


====

PARCERIA RÁDIO GUARDA CHUVA

Conheça o Ciência Suja:

Em "Pele negra, máquinas brancas” podcast conta como novas tecnologias podem reproduzir velhos preconceitos. A inteligência artificial e todas as suas aplicações aparentam ser neutras – ora, uma máquina não pode ser preconceituosa. Acontece que, por trás dessa suposta imparcialidade, há diversos vieses discriminatórios, que ganharam o nome de racismo algorítmico.
Neste episódio, o Ciência Suja revela como sistemas de computação podem ser sabotados pela discriminação, e o que pesquisadores do Brasil e do mundo estão tentando fazer para contornar esse cenário problemático.

====

Quem faz o Pauta:

● Apresentação: Andrea Dip e Clarissa Levy ||
● Produção: Ricardo Terto ||
● Pauta e Entrevista: Andrea Dip e Clarissa Levy ||
● Roteiro, Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto ||
● Identidade visual: Cíntia Funchal ||
● Artes: Tayná Gonçalves ||
● Coordenação de Redes Sociais: Ravi Spreizner ||
● Chamadas e teasers: Breno Andreata ||
● Trilha original composta por Pedro Vituri

|| contato: podcasts@apublica.org

Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!

💾

#101 - Um sodomita no Brasil colônia — Alexandre Vidal Porto

O convidado deste episódio é o escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto, que acaba de publicar seu quarto romance, Sodomita, pela Companhia das Letras. A ficção se passa no Brasil do século 17 e conta a história do português Luiz Delgado, acusado de sodomia que foi parar em Salvador no ano de 1669. Vidal Porto se inspirou em documentos para recriar literariamente a trajetória de Delgado e fala da importância de narrar as vidas de dissidentes sexuais e outros perseguidos que ajudaram a construir o país. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451

💾

❌