Reading view
Gabriela Prioli: influencer da democracia
Advogada criminalista, comentarista política e apresentadora, Gabriela Prioli é uma das grandes difusoras de informação política de qualidade no país. Polarização, discurso de ódio, controle de armas, política de drogas, saúde mental e, claro, engajamento cívico estão entre os temas da conversa com Ilona Szabó para o último episódio desta temporada de Você Pode Mudar o Mundo.
17 | O Ano da Cólera na América Latina - com Sylvia Colombo
Para entender o que está acontecendo no Brasil é preciso estar de olho nos nossos vizinhos. Sylvia Colombo é correspondente internacional em Buenos Aires e especialista em América Latina. Atualmente está na Folha de S.Paulo e já foi repórter e editora de cultura, além de correspondente em Londres e em Bogotá. Já realizou coberturas na Colômbia, na Venezuela, no Equador, no Chile, no Uruguai, no Panamá, em Cuba e em outros países. Ela também mantém o blog Latinidades na Folha.
*
Quando você apoia a Pública, sua contribuição se transforma em jornalismo investigativo sério e corajoso, com impactos reais. R$ 10 por mês já fazem uma grande diferença. Nos ajude a revelar as injustiças, abusos de poder e violações de direitos que se agravam em meio à pandemia. Seja nosso Aliado!
E MAIS:
|| No quadro PERSONAGEM DA SEMANA, Natalia Viana faz uma importante reflexão sobre o que significa ser um ser político.
|| No A BOA DO POVO, dicas culturais temáticas da América Latina *
Thiago: As veias abertas da América Latina, o clássico de Eduardo Galeano |
Dip: Sudor Marika (banda) |
Sylvia: Camino a Macondo, (G. García Márquez), Operação Massacre (Cia das Letras) |
=======
CARTINHA PÚBLICA *
Você acha que o Brasil vai ficar pra trás na América Latina? Conta pra gente pelo e-mail: podcasts@apublica.org
======
E não esqueça de seguir o Pauta Pública no seu tocador favorito.
====
PARCERIA RÁDIO GUARDA CHUVA
E o Budejo, podcast parceiro do Pauta Publica na Rede Guarda-Chuva traz em seu episódio 84 "Ideias para sobreviver ao fim do mundo". O podcast convidou seus apoiadores no Telegram para uma espécie de sessão coletiva: contar o que eles andam fazendo para atravessar esse momento e chegar do outro lado com a saúde mental em dia - ou na medida do possível. Seja uma prática de autocuidado, um novo hobby ou uma maneira de se fazer de doido (para não endoidar). Para ouvir o que eles compartilharam, escuta lá no seu tocador favorito.
====
Apresentação: Andrea Dip e Thiago Domenici ||
Produção: Ricardo Terto ||
Pauta e Roteiro: Andrea Dip, Ricardo Terto e Thiago Domenici ||
Roteiro e Apresentação Personagem da Semana: Natalia Viana ||
Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto ||
Artes: Bruno Fonseca e Larissa Fernandes ||
Trilha original composta por Pedro Vituri e Capitão Foca ||
Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!
#41 - Bye, Contardo!
A psicanalista Maria Homem fala sobre luto, perda e a trajetória de Contardo Calligaris, seu companheiro de vida amorosa e intelectual, morto em março.
Jane Austen and Abolition
This week, Thea Lenarduzzi and Lucy Dallas are joined by Devoney Looser, Regents Professor of English at Arizona State University and the author of ‘The Making of Jane Austen’, to discuss new research into the Austen family’s ties with slavery; Colin Grant, critic and writer, introduces Writers Mosaic, a new platform for writing and recordings; and Mary Beard considers the Roman love of temple-building and Euripides as reimagined by a poet and a comic-book illustrator.
The Trojan Women: A comic book by Anne Carson and Rosanna Bruno
This episode of The TLS podcast is sponsored by Curtis Brown Creative. Go to www.curtisbrowncreative.co.uk to find out more about their creative writing courses. Use code YOURWRITINGSUMMER for £20 off any six-week course.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
Alessandra Korap: pela defesa dos povos indígenas e do meio ambiente
Nascida no Pará em 1985, Alessandra Korap, do povo Munduruku, vem lutando pela proteção das terras indígenas e a demarcação desses territórios, denunciando atividades ilegais de garimpo e da indústria madeireira. Ilona Szabó conversa com esta ativista que é uma das maiores vozes na defesa dos povos indígenas, do meio ambiente, dos direitos das mulheres e da democracia brasileira.
Angela Thirkell’s Relentless Self-Belief
This week, Thea Lenarduzzi and Lucy Dallas are joined by Dinah Birch, Professor of English Literature at the University of Liverpool, to consider the work of Angela Thirkell, a kind of (but not really...) Anthony Trollope for the twentieth-century; the writer and audio documentarist Maria Margaronis considers the transformation of London’s Royal Court Theatre into a radical and moving “living newspaper”; plus, a library of the world’s literature that no censor can get to
‘Angela Thirkell: A writer’s life’ by Anne Hall
‘Living Newspaper’, Editions 6 and 7, Royal Court Theatre and royalcourttheatre.com
This episode of The TLS podcast is sponsored by Curtis Brown Creative. Go to www.curtisbrowncreative.co.uk to find out more about their creative writing courses.
Use code YOURWRITINGSUMMER for £20 off any six-week course.
A special subscription offer for TLS podcast listeners: www.the-tls.co.uk/buy/pod
Producer: Ben Mitchell
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
#48 – A Wikipédia e a inteligências das plantas
A inteligência das plantas vai muito além do que a gente pode imaginar e tem paralelos com inciativas humanas, como, por exemplo, a Wikipédia.
Trepadeiras misteriosas imitam as folhas de arbustos vizinhos, flores controlam a mente de exércitos de formigas, árvores emitem alertas de ataques e plantinhas malandras guardam lembranças por várias semanas.
Essa inteligência, em geral descentralizada, dispersa e horizontal é bem diferente da nossa inteligência humana. Centralizada, focada, vertical. Mas, em alguns casos, esses dois tipos de inteligência se encontram. Como, por exemplo, na Wikipédia, uma enciclopédia global, criada horizontalmente, de forma dispersa e descentralizada, por um enxame de editores espalhados pelo planeta.
*****
– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.
*****
Mergulhe mais fundo
Democracias Verdes (Stefano Mancuso)
Link para compra do livro Revolução das Plantas
– Entrevistados do episódio
Editor da Wikpédia em português.
Professor Titular de Fisiologia Vegetal do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo. Membro fundador do Centro de Biologia de Sistemas e Biologia Sintética do INOVA-USP. Membro do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde criou e coordena o programa USP-Cidades Globais. Presidente do Instituto de Biociências da USP.
– Ficha técnica:
Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini
Trilha sonora tema: Paulo Gama
Mixagem: Vitor Coroa
Trilha incidental: Blue Dots
Episode 8: The Commons of Images
Natália Pasternak: uma ativista da ciência
Ilona Szabó conversa com a bióloga Natália Pasternak, uma das principais disseminadoras de dados qualificados sobre a Covid-19 e da ciência no Brasil. Neste episódio, Natália mostra como vem combatendo de maneira heroica o negacionismo e a avalanche de informações falsas difundidas, inclusive, pelo governo federal.
History of Ideas Q and A
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
16 | Caso Klein - investigando o fundador das Casas Bahia
No dia 15 de abril de 2021, a Pública lançou o resultado de meses de investigação jornalística sobre denúncias de crimes sexuais que teriam sido cometidos por um homem poderoso e até então extremamente respeitado, Samuel Klein, fundador das Casas Bahia - conhecido como o "rei do varejo".
Dezenas de entrevistas, consulta a processos na justiça e incontáveis horas de checagem e apuração foram necessárias para compreender a extensão das acusações que remontam uma história complexa de aliciamento para exploração sexual de meninas por pelo menos três décadas.
Além dos detalhes desta impressionante história e tudo o que ela revela, um novo capítulo se deu pelo silêncio de boa parte da grande mídia sobre a reportagem.
Para falar sobre os bastidores dessa investigação e comentar sobre a repercussão do caso Klein com trechos exclusivos e áudios inéditos, o Pauta conversa com Ciro Barros e Clarissa Levy, que ao lado de Mariama Correia, Rute Pina e dos apresentadores Andrea Dip e Thiago Domenici, participaram da apuração deste caso tão estarrecedor.
Quando você apoia a Pública, sua contribuição se transforma em jornalismo investigativo sério e corajoso, com impactos reais. R$ 10 por mês já fazem uma grande diferença. Nos ajude a revelar as injustiças, abusos de poder e violações de direitos que se agravam em meio à pandemia. Seja nosso Aliado!
E MAIS:
|| No quadro PERSONAGEM DA SEMANA, Natalia Viana conta qual personagem se destacou na primeira semana do quinto mês deste ano infinito.
|| No A BOA DO POVO, dicas culturais para todos os gostos:
Thiago: filme Judas e o Messias Negro ( https://www.youtube.com/watch?v=hX3o0kKJeZk ) /
Dip: Exposição individual da fotógrafa Claudia Andujar ( https://www.galeriavermelho.com.br/artista/49/claudia-andujar ) //
Clarissa: Cardume: plataforma de curta-metragens brasileiros ( https://cardume.tv.br/ ) //
Ciro: The VOW (Série / HBO)
=======
Qual foi a sua reação ao ler a reportagem da Pública sobre Samuel Klein? Conta pra gente pelo e-mail: podcasts@apublica.org //
E não esqueça de seguir o Pauta Pública no seu tocador favorito.
====
PARCERIA RÁDIO GUARDA CHUVA.
E o Finitude, parceiro do Pauta Pública na Rede Guarda Chuva, abre uma nova temporada com um episódio muito especial: um audiodocumentário que se aprofunda na história de um dos colunistas do podcast, o Fininho. Fininho é coveiro e filósofo, que também se identifica como um sepultador de ilusões. Este episódio é uma imersão por ruas e vielas de dois cemitérios tradicionais da capital paulista, um convite à filosofia, a reflexões de vida e morte. Um passeio por um dos personagens mais interessantes que você vai conhecer. Vai lá no feed do Finitude e entre nessa experiência imersiva e impactante. E uma dica: use fones de ouvido para a experiência ser ainda melhor.
==
Apresentação: Andrea Dip e Thiago Domenici ||
Produção: Ricardo Terto ||
Pauta e Roteiro: Andrea Dip, Ricardo Terto e Thiago Domenici ||
Roteiro e Apresentação Personagem da Semana: Natalia Viana ||
Edição e Mixagem Final: Ricardo Terto ||
Artes: Bruno Fonseca e Larissa Fernandes ||
Trilha original composta por Pedro Vituri e Capitão Foca ||
Esse episódio usa áudio do Foro de Teresina, além de trechos de arquivo da reportagem. Algumas vozes foram alteradas para preservar a identidade das fontes.
Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!
#40 - Vida de professor: Alfredo Bosi
Aluno e amigo do crítico literário Alfredo Bosi (1936-2021), o professor de literatura, poeta e editor Augusto Massi relembra a erudição, o humanismo, a militância e a presença em sala de aula de um intérprete do Brasil que marcou gerações de alunos e leitores.
Pirandello’s Controlled Chaos
This week, Thea Lenarduzzi and Lucy Dallas are joined by Ann Hallamore Caesar to mark 100 years since the première of the modernist masterpiece ‘Six Characters in Search of an Author’, considering it in the context of Luigi Pirandello’s life and work; Alexander Leissle reviews ‘Promises’, an intoxicating intergenerational collaboration between a jazz saxophonist and an electro producer; plus, a new poem by Andrew Motion, “At Low Tharston”, written in memory of the late Anthony Thwaite.
'Stories for the Years' by Luigi Pirandello, translated by Virginia Jewiss
'The Notebooks of Serafino Gubbio' by Luigi Pirandello, translated by C. K. Scott Moncrieff
'Promises' by Floating Points, Pharoah Sanders and the London Symphony Orchestra
This episode of The TLS podcast is sponsored by Curtis Brown Creative. Go to www.curtisbrowncreative.co.uk to find out more about their creative writing courses.
Use code YOURWRITINGSUMMER for £20 off any six-week course.
A special subscription offer for TLS podcast listeners: www.the-tls.co.uk/buy/pod
Producer: Ben Mitchell
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
Marina Silva: luta pela vida e pelo Brasil
De jovem analfabeta a candidata à Presidência da República. Os brasileiros conhecem bem a trajetória de luta de Marina Silva, sétima convidada de Ilona Szabó. Ela relembra, neste episódio, os desafios enfrentados na infância pobre e os momentos mais marcantes de sua vida pública.
Violence Upon the Roads
This week, Thea Lenarduzzi and Lucy Dallas are joined by Patricia Craig, a writer and critic from Northern Ireland, who relates a sad and murky case of accidental killings, which took place during the Irish Civil War of the early 1920s; the TLS’s politics editor Toby Lichtig reviews a handful of recent films – works of documentary and fiction – with political stories, mostly atrocities, at their hearts; plus, a lost Proust manuscript finally sees the light of day.
Can’t Get You Out of My Head, BBC iPlayer
The Mauritanian, Amazon Prime
The Dissident, Amazon Prime
Quo Vadis, Aida?, Curzon Home Cinema
Les Soixante-quinze feuillets et autres manuscrits inédits, by Marcel Proust, edited by Nathalie Mauriac Dyer, with a preface by Jean-Yves Tadié (Gallimard)
A special subscription offer for TLS podcast listeners: www.the-tls.co.uk/buy/pod
Producer: Ben Mitchell
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
#47 – A guerra invisível dos códigos
Desde a Roma antiga, códigos têm sido usados para ocultar mensagens. São vários os exemplos da história em que a criptografia mudou o curso de guerras e alterou o rumo de civilizações. Mas nunca esse tipo de arma matemática esteve tão presente na nossa vida, no nosso cotidiano e, consequentemente, também no mundo dos crimes. No caso, dos cibernéticos.
Seja num ataque a uma usina de enriquecimento de urânio no Iran, seja num golpe pelo WhatsApp, seja num elaborado golpe que sequestra arquivos de computador e pede resgates em dinheiro.
Enfim, com o advento da internet, a criptografia se tornou onipresente. E, com ela, criou-se uma guerra silenciosa entre aqueles que querem proteger as informações e aqueles que querem acessar essas mesmas informações, descobrir as que têm valor, e tirar vantagem disso.
*****
– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.
Clique aqui.
*****
– Entrevistados do episódio
Jornalista, titular do blog Cozinha Bruta, da Folha de S.Paulo.
Analista de segurança da informação, especialista em segurança ofensiva e desenvolvimento seguro.
Perito da Polícia Federal especialista em computação e segurança da informação.
Editor e cinegrafista.
– Ficha técnica:
Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini
Trilha sonora tema: Paulo Gama
Mixagem: Vitor Coroa
Trilha incidental: Blue Dots
#57: Retrospectiva e despedida

Envie comentários, dúvidas e sugestões usando a #entretanto no Twitter, mande um email para entretantopodcast@gmail.com ou um áudio para nosso Telegram pelo @entretanto_pod
Apresentação: Laura Carvalho e Renan Quinalha
Direção: Bruno Horowicz
Edição: Bruno Horowicz e Julia Leite
Produção: Gustavo Rosa de Moura e Marina Person
Produtora: Mira Filmes
Episode 7: Your Opinion is Our Opportunity
Ingrid Silva: uma bailarina militante
Ingrid Silva é a primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem, uma das mais respeitadas companhias de dança do mundo, em Nova York. A militância contra o racismo é um dos temas da conversa entre Ilona Szabó e esta artista inspiradora, que até pouco tempo atrás pintava as sapatilhas de marrom para que ficassem no tom de sua pele.