This week, Thea Lenarduzzi and Michael Caines are joined by Jenni Quilter, the author of ‘New York School Painters and Poets: Neon in daylight’, to discuss the colourful and ceaselessly experimental work of the American artist Helen Frankenthaler; and Emma Smith, Professor of Shakespeare Studies at Hertford College, Oxford, reviews a radical (and watery) new production of ‘Macbeth’ that redeems the fallen world of this overfamiliar tragedy.
‘The Tragedy of Macbeth’, Almeida Theatre, London; also streaming
‘Fierce Poise: Helen Frankenthaler and 1950s New York’ by Alexander Nemerov
‘Helen Frankenthaler: Radical beauty’, Dulwich Picture Gallery, London; until April 18, 2022
Por que fazemos sexo? A pergunta pode parecer banal, mas a reposta é deliciosamente complexa. Fazemos sexo por prazer, claro, mas também por interesse, para aumentar nossa autoestima, por vingança, para agradar a parceira ou o parceiro para selar a paz depois de uma briga feia.
Mas claro que não é só isso. Porque ainda que muita gente se esqueça, fazemos sexo para produzir novas pessoinhas que carregarão nossos genes adiante. E nesse processo, sem que a gente se dê conta, o sexo vai moldando não só a nossa espécie, como a maior parte dos seres que habita o planeta.
Nesse mergulho, investigamos as origens do sexo, o que herdamos dos animais, e o que criamos por nossa conta. E vamos além para pensar no impacto que a abundância de estímulos, a exposição nas redes, a pornografia sempre ao alcance da mão e até os robôs sexuais terão sobre nós.
*****
– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.
Antropóloga, professora doutora do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, especialista em etologia e sexualidade humana.
Pós-doutorando em Etologia Cognitiva a Psicologia Evolucionista na Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Genética Comportamental e Psicoetologia. Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP de São José do Rio Preto. Mestre e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo.
– Ficha técnica do episódio:
Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini