❌

Reading view

Herdeiros de escravizadores no poder - com Bianca Muniz e Bruno Fonseca

O Brasil, com seus 524 anos de história, a partir da chegada dos colonizadores europeus, passou quase 70% desse tempo construindo sua riqueza a partir da mão de obra de pessoas negras escravizadas. As consequências deste período escravocrata ainda são evidentes, gerando desigualdades e crises sociais que persistem até hoje.
 
Em uma investigação inédita, a Agência Pública revelou que pelo menos 33 autoridades brasileiras são descendentes de pessoas que seriam escravizadores. Para falar sobre o tema, o episódio do Pauta Pública desta semana recebe a analista de dados Bianca Muniz e o chefe de redação e editor Bruno Fonseca, que ao lado da editora e repórter Mariama Correia pesquisaram detalhadamente a genealogia de famílias de quem detém o poder político no Brasil.

Saiba mais sobre os bastidores deste trabalho de investigação e confira também as matérias, disponíveis no nosso site. 

Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!

💾

#124 - A poesia de Victor Heringer — Alice Sant'Anna e Ricardo Domeneck

Romancista, cronista e poeta premiado, Victor Heringer foi também um artista que gostava de experimentar diferentes linguagens, além de um observador dos pequenos e grandes detalhes da vida cotidiana. Neste 124º episódio do 451 MHz, a poeta e editora Alice Sant'Anna e o também poeta Ricardo Domeneck falam sobre o jovem escritor cuja obra continua a ser descoberta e reconhecida seis anos após sua morte precoce, aos 29 anos. O episódio conta também com trechos de Heringer lendo alguns de seus poemas, arquivo sonoro de um vídeo publicado em 2011 no canal da revista literária 'Modo de Usar & Co.'. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451

💾

❌