Reading view

Rios de cocaína e sangue: tráfico e violência escalam no Norte

O 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe dados impressionantes sobre o avanço do crime organizado na Região Norte do Brasil. Segundo o levantamento, houve ali um crescimento de 92% nas apreensões de cocaína nos últimos 11 anos, bem acima da média no resto do Brasil que viu uma alta de 72% no mesmo período.  Em 2024 foram apreendidos 15,2 toneladas de maconha contra 229 kg apreendidos em 2013, um aumento de 6.530%. Este aumento do tráfico se relaciona com o aumento da violência e de outros crimes como garimpo ilegal e lavagem de dinheiro. 

Mas o que explica esse cenário? Quais são as facções que se instalaram no interior da Amazônia Legal e como as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas estão sofrendo o impacto desta explosão de violência? Para conversar sobre essa situação cada vez mais dramática e com muitos contornos o Pauta recebe o professor quilombola Aiala Colares, da Universidade Estadual do Pará. PhD em Geografia  e Especialista em Direito Penal, ele fala com a gente sobre como a região Norte tem se transformado numa das principais rotas de tráfico de drogas no continente e o que poderia ser feito para frear todo esse processo.

Não esqueça de seguir e curtir o Pauta Pública nas plataformas de áudio.

====

PARCERIA RÁDIO GUARDA CHUVA

====

Quem faz o Pauta: 

● Apresentação e entrevista: Andrea Dip
● Roteiro e produção: Stela Diogo e Rafaela de Oliveira
● Edição e Mixagem Final: Pedro Pastoriz
● ID Visual: Tayná Gonçalves
● Coordenação de podcast: Sofia Amaral
● Coordenação de Redes Sociais: Lorena Morgana
● Chamadas e teasers: Ethieny Karen
● Site: Guilherme Silva e Raphaela Ribeiro
● Trilha original composta por Pedro Vituri

contato: podcasts@apublica.org

Saiba que você pode ser aliado da Agência Pública e colaborar com esse trabalho. Saiba mais em apoie.apublica.org ou faça um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.
Contamos com seu apoio!

💾

#161 O Nordeste contra o estigma — Octávio Santiago

Como nasce um preconceito? Neste episódio, o jornalista e pesquisador Octávio Santiago conversa com o editor da Quatro Cinco Um Amauri Arrais sobre a origem dos estigmas associados ao Nordeste e aos nordestinos, tema do seu livro Só Sei Que Foi Assim: a Trama do Preconceito Contra o Povo do Nordeste (Autêntica). Gravado durante A Feira do Livro 2025, o bate-papo mostra que essa visão negativa surgiu há mais de um século e começou com disputas políticas. Santiago também explica como os estereótipos, muito presentes até hoje, foram reforçados na imprensa, cinema e televisão.

Apoio confirmado: Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais

Seja um Ouvinte Entusiasta e apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451

💾

❌